terça-feira, 6 de julho de 2010

CONHEÇA NOSSA ESCOLA!





HISTÓRICO DA E.M.E.F. LATIFE RONALD DE OLIVEIRA JATENE


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald de Oliveira Jatene foi fundada no ano de 1995, no então governo do Prefeito José Ferreira Nobre. Em projeto apresentado à câmara dos vereadores pelo vereador Joaquim Prestação, pois não havia escola no bairro do Caiçara. Era necessário criar um estabelecimento de ensino, pois a demanda de crianças era muito grande para as escolas que ficavam distantes do bairro, e desta forma foi aprovado o decreto que deliberava a construção dessa escola no recém criado bairro do Caiçara.

Assim, em maio de 1995 foi fundada a querida Escola Latif Jatene. Funcionando apenas com dois blocos “A” e “B” e com apenas quatro salas de aulas com educação infantil e até a 1º série. Na época de sua fundação a professora Maria Zenita das Neves Botelho, ficou como responsável já que não havia diretora. Depois ela assumiu na condição de 1º secretária da escola, ficando até 2007 na função.

Após algum tempo, outras professoras assumiram a responsabilidade de dirigir a escola sem ser diretora. Foram as professoras Suely Paixão e Maria Pantoja, por volta do ano de 1997 e, finalmente, veio a primeira diretora oficial da Escola Latif Jatene, a professora Ednair Marques de Rocha, hoje já falecida, passando seis anos na direção da Escola. A Diretora Ednair teve como vice-diretora a professora Maria de Lourdes Dantas (1999 a 2000) em 2001 e 2002 seu vice foi o professor Antônio Evaldo Santos.

No ano de 1999, foi construído o bloco “C” com mais quatro salas de aulas, totalizando assim oito salas de aulas.No final do ano de 2002, começou a construção de uma sala de leitura no final esquerdo do bloco “A”, esta construção deu continuidade no ano seguinte, sendo finalmente inaugurada em 2003.

Em 2002 houve eleição direta para diretor e o vice-diretor da época, formou sua chapa e concorreu às eleições contra a diretora em exercício, tornando-se vencedor por uma grande margem de votos. Assim o professor Antônio Evaldo Evangelista Santos, tornou-se diretor da Escola até a presente data, sendo que assumiu a Escola no dia 15 de março de 2003 e no dia 28 do mesmo mês do ano de 2003 foi empossado, numa cerimônia que contou com o Secretário de Educação, Senhor Luiz Paiva, com a Coordenadora de Ensino, Marcilene Passos e outros convidados da SEMED, Comunidade Escolar e outros convidados.

Em 2003 o atual diretor começou a reorganizar e dar melhor estrutura para a Escola. Foram criados diversos projetos voltados para a melhoria do ensino-aprendizagem, projetos sócio-culturais que enalteceram o nome de instituição, um exemplo disso foi a fundação da Banda Marcial da Escola denominada MALAJ (Marcial Latif Jatene) e em 2005 foi criada a FANLAJ ( Fanfarra Latif Jatene), que trouxe grande evolução para todos os “latifenses”.

O corpo docente passou a ter um tratamento especial onde tiveram total apoio pedagógico e administrativo. Com uma gestão democrática e participativa o diretor e sua vice-diretora, Nazilda Maria Garcia Nepomuceno, deram uma nova visão educacional para a escola que cresceu em todos os níveis no cenário educacional de Castanhal e do Estado.

Em 2007, o governo Hélio Leite deu início a uma grande reforma e ampliação na Escola, que fez com que ela ficasse ainda maior, passando a ser considerada uma escola de porte médio. Dessa reforma ganhamos: sala de leitura e de reforço escolar; sala de coordenação pedagógica; sala de informática educativa ou telecentro comunitário; copa mais estruturada e ampliada; depósito denominado “DML” (departamento de material e limpeza); sala da Banda; área coberta, onde hoje serve de auditório e lazer; banheiro para funcionários - masculino e feminino – e um banheiro especial.

No dia 20 de agosto de 2007, depois de quase seis meses de reforma e ampliação, foi entregue a nova Escola Latif Jatene. Atualmente a Escola funciona em três turnos, tendo 24 turmas, sendo 16 de ensino fundamental de 1º a 5º série e EJA (1º, 2º, 3º e 4º etapas) no total de 1008 alunos. Nessa ampliação e reforma, a escola tornou-se mais ampla, organizada e disciplinada.

Em 2008, no governo de Hélio Leite, foi dado início à construção do Ginásio de esportes que foi entregue à comunidade escolar e bairro caiçara no dia 27 de abril de 2009, realizando, assim, um grande sonho de todos, já que o Ginásio Poliesportivo veio culminar com o desejo de todos em ter um lugar dentro da escola para as práticas esportivas.

Seu atual corpo administrativo é formado pelo professor Antônio Evaldo Evangelista Santos – Diretor, Maria Carmen S. Lourenço - Vice-Diretora, Ana Cláudia Gama Pereira – Secretária Escolar, Celso de Silva Lima e Maristela da Silva Almeida – Coordenadores Pedagógicos e Vanessa Alcântara Cardoso – Coordenadora Pedagógica do Laboratório de Informática. Conta atualmente no seu corpo docente com 42 professores. No geral a escola possui um quadro efetivo de 75 funcionários.

A Escola Latif Ronald Oliveira Jatene desenvolve um ensino voltado para a ética e cidadania, conforme seu Projeto Pedagógico, dando ênfase para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, informática educativa, atividades de sala de leitura, esporte e lazer, religiosidade, cultura, além de sua banda Fanfarra que detêm grandes títulos interestaduais e municipais, tornando a escola uma grande vencedora de troféus, salientando ainda, que a gestão administrativa e pedagógica tem priorizado a parte cívica e patriótica de todos os latifenses e sua comunidade em geral.


Castanhal-Pará, 06 de abril de 2010



























































DIRETOR: Antônio Evaldo E. dos Santos

VICE-DIRETORA: Maria Carmem Célia de Sousa Lourenço

SECRETÁRIA: Ana Cláudia Gama Pereira Souza

COORDNADOR PEDAGÓGICO: Celso da Silva Lima

COORDENADORA PEDAGÓGICA DA EJA: Maristela de Almeida Silva

COORDENADORA PEDAGÓGICA DO LIED: Vanessa Alcântara Cardoso

PROFESSORES DO LIED: Elaine Oliveira; Silvana Rodrigues e Rosilene Portela


PROF. AUXILIARES DO LIED: Jailson Felipe; Maria de Nazaré Soares e Rosa Helena Macêdo

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA LATIF JATENE

Na década de 90, a idéia de que o trabalho educacional poderia ser organizado de duas formas diferentes mas complementares, ganhou muita força. De um lado estão as atividades funcionais do cotidiano escolar, aquelas que estão relacionadas à rotina da escola; do outro estão os projetos, que são atividades criadas e planejadas com um propósito bem determinado e com duração temporal fixa.


Vinicius Signorelli*

“(...) a pessoa inteligente dirige a sua conduta mediante projetos, e isso permite-lhe aceder a uma liberdade criadora.”(...) Criar é submeter as operações mentais a um projeto criador” (Teoria da Inteligência Criadora, José Antonio Marina, Editorial Caminho, Lisboa, 1995, p.168.)

* Consultor na área de Educação.



Nesta perspectiva, colocamos aqui, apenas alguns projetos desenvolvidos na Escola.Apresentamos o nome do projeto, a "cara" que ele tem e seu objetivo geral.








































































DIREÇÃO DA ESCOLA: Evaldo dos Santos
VICE-DIREÇÃO: Carmem Lourenço
COORD. PEDAGÓGICA DO LIED: Vanessa Alcântara Cardoso