segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CULMINÂNCIA DO PROJETO PLANETA LETRADO - 2009









Tema Geral - Violência: uma barreira para o convívio Social.

Sub-tema - da Escola Latif Jatene

Alcoolismo e tabagismo: grandes influenciadores da violência doméstica e social.


Objetivo Geral: desenvolvimento de um projeto de educação continuada entre os profissionais da educação da Escola Municipal “Latif Jatene” sobre dependências de drogas, em especial as drogas lícitas, e suas conseqüências no homem e na sociedade, bem como discutir sua influência como agente causador da violência doméstica e social.

Foi realizada no dia 26 de junho a culminância do Projeto Planeta Letrado, onde teve grande participação dos alunos e professores como também a direção apoiando todo este evento pedagógico.

O tema foi trabalhado por todos os professores de 2ª a 4ª etapa (EJA) envolvendo todas as disciplinas. Cada professor, dentro do sub-tema, aprofundou suas pesquisas e trabalhos em fatores diferenciados.

Em uma turma foi discutido o tema em maravilhosas histórias em Cordel, outra turma se prendeu mais no tabagismo demonstrando suas conseqüências a saúde a partir de cartazes, vídeos e exposição.

Foi trabalhada também, a violência no trânsito, bem como os acidentes, discussões e mortes provocadas pelo alcoolismo. Sobre isso houve exposição de cartazes e gráficos estatísticos.

Trabalhou-se também, a partir de uma exposição de diversos tipos de bebidas alcoólicas e tabacos oferecidos no mercado. Uma frase foi bem significativa: “Veja quantas opções você tem para se auto-destruir ... Mas você pode escolher” (2ª Etapa).

A parte cultural ficou cargo dos alunos que apresentaram duas maravilhosas peças que tratavam diretamente do assunto em questão. Peças estas que tirou muitas gargalhadas do público.

Estiveram presentes neste evento as convidadas: a delegada da Delegacia das mulheres: Dra. Nilma Lima, que compareceu junto com seu esposo, e deu uma breve palestra sobre o assunto. Compareceu também a Coordenadora Geral da EJA Professora Perpétua Xavier com seu esposo e a Farmacêutica Dra. Lorena funcionária da Farmácia do povo.

Como a culminância dos trabalhos se deu durante o período das festas juninas e também no último dia letivo do semestre, cada turma se responsabilizou por uma comida típica da época. Aproveitando com isso para fazer a relação entre o falso prazer dado pela bebida e pelo cigarro e o real prazer de saborear uma boa comida.

Coord. Maristela Almeida (EJA)

Fotos: EJA










Nenhum comentário:

Postar um comentário